A importância desse grão, seus variados usos, peculiaridades, bem como as suas excelentes propriedades terapêutica, ganha destaque em qualquer dieta, não somente por ser altamente eficaz na lubrificação dos intestinos, mas também porquê possui outras capacidades importantíssimas para o corpo humano.
Ele é muito valioso em termos nutricionais, porém, destaca-se mesmo é por sua ação emoliente e laxante suave, pois umedece e lubrifica o intestino e estimula o peristaltismo, evitando a prisão de ventre, a hemorróida e o câncer de cólon. Considera-se que metade de sua composição provém de gorduras insaturadas, entre elas, a lecitina, que alguns estudos apontam como provedora de efeitos positivos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
No gergelim, a lecitina é de qualidade superior, inclusive à existente na soja, porque se apresenta na forma de emulsão, sendo mais facilmente absorvida pelo organismo. O grão também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso ou alteração cardiovascular.
Até na medicina natural o gergelim tem vez: o óleo pode ser usado em bochechos no combate a bactérias e vírus na boca e na garganta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário