quinta-feira, 21 de junho de 2012

Herói da cozinha árabe: O Grão de Bico

Também conhecido como gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, o grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteína, sais minerais (zinco, potássio, fósforo, ferro, cálcio, magnésio), vitaminas do complexo B (ácido fólico) e fibras.

Por conter carboidratos complexos, possui uma digestão e absorção mais lenta no organismo, com isso a glicose é absorvida aos pouco, não ocorrendo aumento da taxa de glicemia e açucar no sangue.

Por conter triptofano, um aminoácido essencial que aumenta a produção de serotonina, ele proporciona sensação de bem-estar, felicidade e reduz o estresse.

Devido ao seu alto teor de fibras, regula o hábito intestinal e proporciona saciedade, levando a um período maior sem sentir fome.
O grão-de-bico possui fitoestrógenos, hormônios vegetais que diminuem a osteoporose e problemas cardiovalsculares.

Gergelim: o pequeno valioso

A importância desse grão, seus variados usos, peculiaridades, bem como as suas excelentes propriedades terapêutica, ganha destaque em qualquer dieta, não somente por ser altamente eficaz na lubrificação dos intestinos, mas também porquê possui outras capacidades importantíssimas para o corpo humano.

Ele é muito valioso em termos nutricionais, porém, destaca-se mesmo é por sua ação emoliente e laxante suave, pois umedece e lubrifica o intestino e estimula o peristaltismo, evitando a prisão de ventre, a hemorróida e o câncer de cólon. Considera-se que metade de sua composição provém de gorduras insaturadas, entre elas, a lecitina, que alguns estudos apontam como provedora de efeitos positivos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

No gergelim, a lecitina é de qualidade superior, inclusive à existente na soja, porque se apresenta na forma de emulsão, sendo mais facilmente absorvida pelo organismo. O grão também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso ou alteração cardiovascular.

Até na medicina natural o gergelim tem vez: o óleo pode ser usado em bochechos no combate a bactérias e vírus na boca e na garganta.

Tahine

Tahine é uma pasta feita de sementes de gergelim muito usada na cozinha árabe, principalmente no preparo do homus e do Babaganush brasileiro. O gergelim é fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, além de sesamol e vitamina E, que garantem um bom efeito antioxidante ao organismo, além de levar muita beleza à pele e proteger contra doenças cardiovasculares.É uma excelente fonte de cálcio, interessante para aqueles intolerantes á lactose e alérgicos a proteína do leite de vaca. Obviamente, passa a ser interessante também para prevenção e tratamento de osteopenia e osteoporose.

Estudos mostram que o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos (nossas células de gordura), mas também breca a absorção da gordura. ele também atua no aproveitamento da insulina, o hormônio que regula o metabolismo e a fome. O tahine pode sim ser uma excelente opção á manteiga, margarina e outras gorduras muito utilizadas no café da manhã.

Aqui no Barakah, você encontra Tahine no homus, peixe, babaganush e no molho do falafel.